sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Opinião #6: Reencontros

Título: Reencontros
Autor: Cathy Kelly
Tradutor: Ana Glória Lucas
Género: Romance
Editora: Quinta Essência
Ano: 2011 (edição portuguesa)
Nº de páginas: 496
Língua: Português
Série: (nenhuma)

Sinopse: Eleanor Levine deixou a Irlanda há setenta anos, levando consigo pouco mais do que uma mala e o livro de receitas escritas à mão pela mãe. Agora, depois de toda uma vida, regressa de Nova Iorque com uma sabedoria duramente adquirida e memórias suas. Psicanalista conceituada, Eleanor sabe que existe uma última viagem que tem de fazer... A jovem e adorável actriz Megan Bouchier não precisava de correr atrás do sucesso, pois este chegava sem esforço. Fama foi o que ela sempre quis, até que um caso de amor desastroso lhe valeu os cabeçalhos que ela não queria. Agora, Megan precisa de um lugar para se esconder... A bela morena Rae é uma esposa maravilhosa, uma amiga leal e uma voluntária empenhada dentro da sua comunidade. No Salão de Chá Titania¿s, distribui chá e simpatia por toda a gente, até que um segredo doloroso do passado ameaça tudo o que mais ama... A professora Connie O'Callaghan, um coração de ouro, desistiu do amor. Alegremente, aproxima-se dos quarenta, mas porque não encontra nenhum homem igual aos heróis dos romances de amor de que tanto gosta? Enquanto Eleanor relê as palavras reconfortantes da mãe e observa o desenrolar da vida através da sua janela da bonita Golden Square, em Dublin, começa lentamente a envolver-se nas vidas de Megan, Rae e Connie. Mas será que a sabedoria acumulada e transmitida de mãe para filha ainda é relevante nos dias de hoje? E quais são os ingredientes para uma vida bem vivida

Classificação: 5/5

Opinião: Este livro custou 5 euros em segunda mão e é um dos livros mais enternecedores que eu já li. Não é uma obra-prima, não está maravilhosamente escrito, mas a sua simplicidade é o que mais me fascina. As personagens são simples, mas são humanas. Conseguimos facilmente encontrar semelhanças com a nossa própria vida ou com a de alguém conhecido. O livro conta história de quatro mulheres: Eleanor, Megan, Rae e Connie. Estas mulheres têm uma coisa em comum: um passado mal resolvido. Assim, na Golden Square, elas vivem e, com experiências banais como tomar chá e ajudar que lhes é próximo, começam a curar-se e, no caso da Connie, encontrar o amor. Acho que não consigo escrever o quanto este livro me fascinou. Não o consegui largar desde que o comecei a ler. Ah, um parte interessante do livro é o livro de receitas da mãe de Eleanor, que, para além de receitas culinárias, tem receitas para a vida, na forma de histórias sobre a pequena cidade onde cresceu na Irlanda no início do século XX e da forma como a comida a ajudava a passar pelos momentos mais difíceis.

Recomendo este livro a toda a gente, sem excepção, porque é um daqueles livros que acabam por nos aquecer o coração.

1 comentário:

Rita disse...

Adquiri este livro numa campanha da Fnac, em que na compra do mais recente da escritora, ofereciam este. Não tinha noção de quão boa tinha sido a minha escolha, fiquei muito curiosa com a tua opinião. Espero ter oportunidade de o ler o mais tardar. :)

Beijinhos e boas leituras*