sábado, 1 de setembro de 2012

Opinião #9: A Maldição do Tigre (The Tiger Saga #1)

Título: A Maldição do Tigre
Autor: Colleen Houck
Tradutor: Maria de Almeida
Género: Romance
Editora: Porto Editora
Ano: 2012 (edição portuguesa)
Nº de páginas: 352
Língua: Português
Série: The Tiger Saga

Sinopse: Quando Kelsey Hayes se candidata a um trabalho no circo para ocupar as férias de verão até ao início das aulas na faculdade, está longe de imaginar a aventura em que se verá envolvida. Encarregada de cuidar de Ren, um majestoso tigre branco, sente-se de imediato fascinada pelo animal e não hesita em aceitar o convite para o acompanhar numa viagem até à Índia, rumo à reserva natural a que pertence.
O que Kelsey ainda não sabe é que o tigre a que tanto se afeiçoou é na verdade Alagan Dhiren Rajaram - um príncipe indiano vítima de uma maldição secular - e que ela poderá ser a única pessoa capaz de o ajudar a quebrar o feitiço.
Determinada a devolver a Ren a sua humanidade, Kelsey embarcará numa perigosa aventura por lugares repletos de magia e misticismo. No entanto, as forças do Mal não parecem dispostas a dar-lhes tréguas e os perigos espreitam a cada esquina. Será que a paixão que vai crescendo entre os dois resistirá a todos os obstáculos que lhes vão sendo colocados no caminho?

A Maldição do Tigre é o primeiro volume de uma extraordinária saga que promete apaixonar os fãs de literatura fantástica.


Classificação: 3,5/5

Opinião: Este foi daqueles livros que olhei para a capa e fiquei logo com vontade de o ler (eu sei, tenho que deixar de fazer isto). A história de um homem amaldiçoado e da única rapariga que pode quebrar a maldição é até um bocadinho cliché, mas resulta... até certo ponto. Por exemplo, a beleza exótica e fantástica de Ren é completamente esperada e as inseguranças da Kelsey até me dão vontade de revirar os olhos, mas depois a história é interessante. Acho que Colleen Houck conseguiu escrever um livro fantástico, com momentos de magia, de romance e de perigo. Outro ponto positivo do livro é a mitologia indiana. Não sei se a que podemos ver no livro é verdadeira ou inventada, já que ainda não fui investigar, mas a mim parece-me de acordo com o pouco que conheço da religião hindu. O ódio entre irmãos também lá está e o facto de o Ren ser o tigre branco e Kishan ser o tigre preto é outra situação de fazer revirar os olhos. A minha personagem preferida foi sem dúvida o Mr. Kadam, uma espécie de mordomo/segurança/tutor de Ren, que, tal como ele, está vivo há centenas de anos. No fim, a Kelsey estava a ser tão parva, mas tão parva que tudo o que tinha gostado no livro se evaporou e eu estava quase a desistir dele, mas depois parece que ganhou um pouquinho (quase nada) de juízo de decidi que o livro merecia mais, pelas partes de ação e pelo Mr. Kadam. Vou ler o resto da série quando chegar a terras lusas e recomendo a quem goste de livro de fantasia com alguma ação ao estilo Indiana Jones.

P.S.: Isto pareceu-me muito estranho enquanto escrevia, como se estivesse a misturar tudo. Se estiver assim, por favor digam (mas de uma forma simpática).

Sem comentários: