sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Opinião #27: A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

clica aqui
Saga: As Crónicas de Gelo e Fogo #1
Editora: Saída de Emergência
Nº de Páginas: 379


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Classificação: 4/5 - Gostei muito

Opinião: Esta foi a minha segunda leitura deste livro, mas não foi por isso que gostei mais ou menos dele. A primeira vez que o li ainda não tinha saído a série televisiva, por isso foi com alguma surpresa que o comecei a ler. Desta vez já sabia o que ia ler, obviamente, mas mesmo assim consegui ficar nervosa com algumas das cenas (a queda de Bran, por exemplo) o que só mostra a maestria com que George R.R. Martin escreve.

Começamos com uma cena para lá da Muralha, que nos introduz ao tipo de hierarquia presente neste mundo, que está dividido em casas nobiliárquicas, com menos e mais poder. Também é com esta cena que começamos a perceber que este livro não é um conto de fadas. Pessoas morrem, quer sejam boas ou más. A segunda cena é uma espécie de continuação da primeira, mas aqui conhecemos uma das famílias mais poderosas, os Stark.

Este livro (ou deverei antes dizer, esta metade de livro) é principalmente centrada nesta família, que, como nos vamos apercebendo, é uma das mais honradas de Westeros. Também os Barrateon e os Lannister estão presentes neste livro e começamos a perceber mais o relacionamento das casas umas com as outras. No entanto, há mais uma personagem que tem a sua própria história: Daenerys Targeryen. Acho que não vai ser preciso dizer que adoro a Dany! No início é uma rapariga que segue o irmão e que não tem uma opinião própria, mas depois do seu casamento tudo muda. É uma evolução gradual que mal posso esperar para continuar a seguir. Também Jon Snow, filho bastarto de Eddard Stark, acaba por ganhar destaque. Tyrion Lannister tras-nos a comédia no meio de um mundo que está a começar a entrar em guerra. É também uma das personagens que tenho mais curiosidade em ler futuramente.

Gostei da construção do mundo, apesar da confusão com que fiquei no início. Tantas casas e vassalagens! Vamos agradecer pela lista no final do livro! Eu admito que no início pensei "Senhor dos Anéis", mas quanto mais avançamos na leitura mais nos apercebemos que as parecenças são poucas.

Também gostei da forma como o livro está distribuído, com um ponto de vista diferente em cada um. Ficamos a conhecer todos os lados da história e enquanto viajamos por este mundo maravilhoso construído por Martin. 

No entanto, a acção pareceu-me muito lenta, como se este fosse um livro que apenas serve para nos apresentar este muito. Mas também é preciso ter em conta que esta é apenas a primeira metade do primeiro livro!

Agora, aos pedidos de desculpa: esta deve ser uma das piores opiniões que escrevi até hoje, mas é tão difícil escrevê-la! É um livro fantástico, muito bem escrito, mas eu não posso dizer muita coisa, pois não quero estragar nada a ninguém, por isso, VÃO LÊ-LO!


Sem comentários: